Portais

Ver portais por categoria:

  • Cão Podengo Português

    Destemido/Perseverante/Primitivo

    Cão de caça, de guarda e de companhia

     

    Este portal foi criado para promover e divulgar os criadores desta magnifica raça portuguesa, que é o Cão Podengo Português.

     

    Cão do tipo primitivo, tem a sua origem provável nos antigos cães trazidos pelos Fenícios e Romanos para a Península Ibérica na antiguidade clássica.

    Posteriormente, a raça evolui graças à introdução de cães que acompanhavam os mouros nas invasões no séc.VIII. Este cão adaptou-se ao território e clima portugueses para tornar-se naquele que é conhecido nos nossos dias pelo nome de “podengo português”.

    A sua utilização ao longo dos séculos fez evoluir a sua morfologia; a variedade pequena foi selecionada a partir do séc. XV para servir de rateiro nas caravelas da marinha portuguesa.

     

    Podengo Grande: Utilizado para a caça grossa.

    Podengo Médio: Conhecido também por “cão de tapada”, a sua aptidão natural para a caça ao coelho é bem explorada; caça seja em matilha ou sozinho.

    Podengo Pequeno: É utilizado para procurar o coelho nas covas e entre as rochas. Em todas as variedades é também utilizado como cão de guarda e de companhia.

    Categoria: Cães de raça Portuguesa URL: https://www.caopodengoportugues.com/
    Página 1 de 1