Portais

Ver portais por categoria:

  • Cão Rafeiro do Alentejo

    Confiante/Seguro/Tranquilo

    Cão de guarda de propriedades e rebanhos

     

    Este portal foi criado para promover e divulgar os criadores desta magnifica raça portuguesa, que é o Cão Rafeiro do Alentejo.

     

    Julga-se que este cão descende dos molossos do Médio-Oriente. De acordo com o seu tamanho e coragem foi utilizado pelas tribos cuja sobrevivência dependia da criação de rebanhos; tinha assim um papel primordial nessas comunidades.

    No início da transumância, o que implicava a deslocação temporária de grandes rebanhos, constatou-se que o gado estava exposto a numerosos perigos no decurso desses longos trajetos.

    Nas estradas em direção às montanhas no Verão e aquando do regresso às planícies no Inverno, os rebanhos foram sempre acompanhados por grandes cães; daí resultou que a raça se expandisse de uma região para a outra ao longo destes percursos.

    Tal facto explica a chegada deste cão possante, denominado Rafeiro do Alentejo desde o final do século XIX, às planícies alentejanas.

     

    Excelente guarda das herdades e quintas. É igualmente útil para a proteção de rebanhos, sobretudo durante a noite, sendo pouco tolerante na defesa do território ou das propriedades que lhe são confiadas. A expressão é calma e confiante, nem agressivo, nem tímido.

    Categoria: Cães de raça Portuguesa URL: https://www.caorafeirodoalentejo.com/
12345678910